AS GUEIXAS JAPONESAS E SEUS MARAVILHOSOS SAPATOS... MAS OS PÉS...
Impressionante e inacreditável. Realmente a diversidade de culturas e costumes deste planeta é algo inimaginável. Vejam o que acontecia no Japão, na época relativamente recente, das gueixas. Era a ditadura da moda e da beleza, imperando já naquele tempo. Não chega ao absurdo da mutilação genital a que algumas mulheres do oriente médio são submetidas até hoje, tendo seu clitóris retirado, mas veja ao que as mulheres japonesas eram obrigadas a se submeter, pra estarem na moda e inseridas no contexto social. E você ainda acha que alguns sapatos seus são desconfortáveis, apertam e deformam o seu pé?
Achou bonitos os modelos? Então veja a deformação que o pé tinha que sofrer pra caber neles. A pobre senhora, praticamente não consegue andar, deformada que ficou, para o resto da vida.
Os sapatinhos, do tamanho de maços de cigarro, pareciam de criança ou de boneca. Naquela época, quanto menor, mais bonito era o pé. Não muito diferente de hoje, em que algumas meninas e até mesmo as mulheres, sempre usam números menores do que realmente são, não apenas para sapatos, como para roupas também.
Infelizmente, estereótipos que ditavam a moda feminina, sempre fizeram estragos na mulher, desde os primórdios. Temos como exemplo, o terrível espartilho, numa época em que a cintura da mulher, tinha que ser absurdamente fina, muitas chegando até ao cúmulo de se submeter a cirurgias. Ou o nefasto estereótipo da magreza, fruto do implacável padrão de beleza imposto pela mídia e avalisado pela sociedade, onde meninas anoréxicas e bulímicas perseguem uma imagem que não corresponde à vida real, nem tão pouco, satisfaz a imensa maioria dos homens, que, além de não repararem nas estrias e celulites, ainda preferem uma mais "cheinha" do que uma só "pele e osso". Mas vai dizer isso pra elas...